Gartner: Mercado de suporte independente vai triplicar e atingir mais de US$ 1 bilhão até 2023

“A aceitação do suporte independente vem aumentando ano a ano”, afirma o relatório

São Paulo, 2 de março de 2020 – A Rimini Street, Inc. (Nasdaq: RMNI), – provedora global de produtos e serviços de software empresarial, líder na oferta de suporte independente para softwares Oracle e SAP e parceira Salesforce – anuncia que, de acordo com uma recente pesquisa do Gartner, o mercado de suporte independente deve crescer de US$ 351 milhões em 2019 para US$ 1,05 bilhão até 2023 – um aumento de 200%1. A Rimini Street registrou receita recorrente anualizada de US$ 274 milhões no terceiro trimestre de 2019, divulgada em 7 de novembro de 2019.

Principais conclusões da pesquisa do Gartner

De acordo com a nota divulgada pelo Gartner nesta recente pesquisa: “Comparando-se os primeiros nove meses de 2018 com os primeiros nove meses de 2019, vê-se um aumento de 50% nas consultas relacionadas a suporte independente para clientes do Gartner” e “os volumes de consultas do Gartner sugerem que os líderes de SPVM (Sourcing, Procurement and Vendor Management ou Gerenciamento de Suprimentos, Compras e Fornecedores) estão agora reconhecendo o suporte independente como uma opção estabelecida.”

A pesquisa do Gartnerlista uma série de descobertas importantes para CIOs e líderes SPVM, que continuamente precisam adaptar suas abordagens para controlar custos e, ao mesmo tempo, alavancar o crescimento dos negócios digitais. Algumas dessas descobertas incluem:

• “A cada ano, os custos de suporte com softwares legados aumentam, enquanto os benefícios obtidos com esse suporte diminuem, levando mais organizações a buscarem opções de suporte independente com menor custo”.
  • “Mais compradores estão cientes do valor agregado oferecido por provedores de suporte independente, como suporte a códigos customizados, suporte a interoperabilidade e serviços globais relacionados a impostos, regulamentações e segurança”.
  • “A aceitação do suporte independente está crescendo ano a ano. A obsessão dos fabricantes pela nuvem significa que, para certas aplicações on-premise, o suporte independente pode ser a única alternativa. Ao passo que clientes on-premise enfrentam um número cada vez menor de opções, a aceitação ao suporte independente tende a aumentar substancialmente.”
  • “Outro benefício importante do suporte independente é que ele permite que os clientes usem a economia (de pelo menos 50% em custos) para financiar projetos de transformação digital que não conseguiriam enquanto presos em um ciclo de suporte que está sempre aumentando.”

Suporte da Rimini Street acelera a inovação

A pesquisa do Gartner contempla várias recomendações, incluindo que os líderes de SPVM devem “avaliar o suporte independente como uma alternativa ao suporte do fabricante de TI, a fim de ajudar a financiar futuras inovações. Paralelamente, analisar o contrato e as políticas de suporte do fabricante de software para entender quaisquer restrições à rescisão do suporte “. 1

Os clientes da Rimini Street vêm obtendo êxito com esta estratégia. “Ao mudar para a Rimini Street, a Welch´s conseguiu redirecionar a economia com  custos de suporte de software para outras áreas de crescimento da empresa, incluindo TI, marketing e desenvolvimento de produtos”, disse Dave Jackson, CIO da Welch´s, indústria do segmento de bebidas e alimentos. “Como resultado desta grande economia, conseguimos contratar um analista de segurança e implementar um novo software de segurança. Também fomos capazes de investir em mais iniciativas de marketing e desenvolver novos produtos para expandir o portfólio da empresa, como o espumante Rosé da Welch.”

“Acreditamos que esta pesquisa do Gartner valida ainda mais o uso crescente do suporte independente e seu poder para maximizar o ROI dos atuais investimentos em software corporativo e gerar economias para financiar a inovação que geram  vantagem competitiva e crescimento dos negócios”, disse David Rowe, CMO e VP sênior da Rimini Street. “Até o momento, mais de 3.100 clientes com operações em 117 países ao redor do mundo, incluindo 175 organizações da Fortune 500 e Global 100, migraram do suporte do fabricante para a Rimini Street e economizaram mais de US$ 4 bilhões em custos totais de manutenção de software”.

Acesso ao relatório

Para acessar esta nota da pesquisa do Gartner, clique aqui.

Fonte: 1Gartner, “Predicts 2020: Negotiate Software and Cloud Contracts to Manage Marketplace Growth and Reduce Legacy Costs,” Jo Liversidge, Frances Karamouzis, et al., December 18, 2019.

O Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço descrito em suas publicações de pesquisa e não aconselha os usuários de tecnologia a selecionar apenas aqueles com as classificações mais altas ou outra designação. A publicação de pesquisas do Gartner consiste nas opiniões da instituição e não devem ser interpretadas como determinações. O Gartner se isenta de todas as garantias, expressas ou implícitas, com relação a esta pesquisa, incluindo quaisquer garantias de comercialização ou adequação a uma finalidade específica.

Relações com investidores:

Relações com a mídia: